sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Agita Manoel

Com objetivo de promover a saúde através da prática de atividades esportivas e físicas, além de agitar literalmente todos os alunos das mais de 6 mil escolas públicas estaduais, durante todo o dia de hoje o Agita Galera cumpre sua missão. Na nossa escola a professora Gislaine de braços abertos movimentou a manhã bonita de fim de inverno.
Posted by Picasa

quinta-feira, 30 de agosto de 2007

De cara com o trabalho

O aluno Matheus em pleno momento de concentração e esforços para realizar o trabalho de Prevenção com a turminha da 1ª D.

Mais sobre Prevenção

Os baixinhos da professora Paula da 1ª série D estão dando continuidade ao trabalho com o projeto de Prevenção e nesta semana realizaram uma deliciosa atividade no pátio da escola. Como se pode perceber o trabalho vai muito animado nesta turma.

Agita Galera

Nossa escola não vai ficar fora dessa! E atenção comunidade - Participem !

Tangran

Os alunos da 3ª Série E da professora Fátima estão trabalhando com o Tangran que para quem não conhece trata-se de um quebra-cabeça chinês antigo. O nome significa "7 tábuas da sabedoria". Ele é composto de sete peças (chamadas de tans) que podem ser posicionadas de maneira a formar um quadrado:
5 triângulos de vários tamanhos
1
quadrado
1
paralelogramo
Além do quadrado, diversas outras formas podem ser obtidas, sempre observando duas regras:
Todas as peças devem ser usadas
Não é permitido sobrepor as peças.
Desta forma, com um jogo milenar, as crianças desenvolvem seu raciocínio lógico matemático, os conhecimentos e habilidades em geometria e também a criatividade.

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Paralisação

Na última sexta-feira dia 24 nossa escola não funcionou em virtude de 100% da equipe ter decidido pela adesão a paralisação realizada em todo o Estado pelos funcionários da Secretaria de Educação. O movimento de paralisação vem se intensificando, afinal já é a terceira vez neste ano que nossa categoria decide manifestar sua insatisfação com a situação da educação pública Paulista. Desta vez o movimento se fortaleceu pela união das entidades de classe como o sindicato dos professores - Apeoesp, dos diretores - Udemo, dos funcionários - Afuse e ainda o CPP, Apase e Apampesp. Na pauta de reivindicações temos o respeito a data -base e o fim da política de gratificações, a reposição das perdas salariais até o piso salarial do Dieese, extensão aos aposentados e incorporação das gratificações e bônus e correção imediata das distorções das Leis 836 - Plano de Carreira e 958 - Escala de vencimentos. Segundo os organizadores a paralisação reuniu cerca de 30 mil pessoal na Praça da Sé e Praça da República, na sede da Secretaria de Estado da Educação. O movimento se fortalece e a possibilidade de uma greve começa a tornar-se mais forte. É importante ressaltar que a luta dos profissionais da educação não é só por salários dignos mas também por melhores condições de trabalho. Hoje, uma parcela gigante dos professores, funcionário e diretores se submetem a jornadas duplas de trabalho para sobrevir com dignidade, há colegas trabalhando em três períodos, com carga horária superior a 12 horas em diferentes entidades para sustentar com o mínimo de dignidade suas famílias. Com esse quadro fica bem difícil conquistar a escola de qualidade que todos queremos. Mesmo assim nossa comunidade pode perceber pelas postagem semanais deste blog que independente de todas as dificuldades muita coisa boa continua acontecendo nas escolas públicas e que isso se deve exclusivamente ao esforço e empenho pessoal de cada um dos professores e professoras apaixonados pelo que fazem. Esperamos realmente que nossos governantes olhem com mais atenção por nossas necessidades e pelo futuro deste estado e deste país. Nós estamos aqui fazendo a nossa parte e esperando que as esferas de poder olhem com sensibilidade para esta questão.

quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Sudoku

Alunos da 4ª Série A e a professora Silmaira jogando Sudoku no jardim da nossa escola. A palavra Sudoku significa "número sozinho" em japonês, o que mostra exatamente o objetivo do jogo. O Sudoku existe desde a década de 70, mas começou a ganhar popularidade no final de 2004 quando começou a ser publicado diariamente na sessão de Puzzles do jornal The Times. Entre Abril e Maio de 2005 o puzzle começou a ganhar um espaço na publicação de outros jornais Britânicos e, poucos meses depois, ganhou popularidade mundial. Fonte: wikipedia.org

Furão

Este visitante curioso e inusitado andou rondando nosso jardim nesta semana, certamente atraído pelas amoras madurinhas que insistem em carregar os pés...A criançada e até mesmo os adultos ficaram encantados com o bichinho, só não sabemos ao certo se trata-se de um furão ou não?

Educação no Trânsito

Os alunos da 3ª Série E da professora Fátima apresentaram na manhã de ontem para os pais e para seus colegas o trabalho sobre educação no trânsito. Uma preocupação especialmente relevante para nossa comunidade que convive às margens da Rodovia dos Bandeirantes uma das mais importantes do País; as questões que envolvem a educação no trânsito tem sido pauta do trabalho desta professora. Os pais compareceram para prestigiar o trabalho dos filhos e sairam satisfeitos. Parabéns a todos

Cineminha

Os alunos da professora Márcia da 3ª Série A receberam os colegas das quartas séries para a exibição dos filminhos elaborados por eles próprios recontando as mais famosas fábulas da literatura universal. O trabalho realizado por todos mostrou empenho e criatividade. Parabéns pela iniciativa da professora, não somente pela beleza do projeto mas também pelos valores que puderam ser transmitidos e construídos não só pelos seus alunos mas também por todos que puderam participar do cineminha.

segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Mateus e o PC

O aluno Mateus dá os primeiros passos na SAI e empolgado percebeu logo como a utilização do computador pode ajudá-lo a aprender.
Posted by Picasa

Sala de Informática



A professora Bete da 4ª Série RC - recuperação de Ciclo - inaugurou nesta segunda-feira a SAI - Sala de Informática da EE Dr. Manoel. Pela primeira vez nossos alunos puderam utilizar os computadores da SAI com apoio da professora e de forma totalmente integrada ao conteúdo. Assim, a professora dá o passo inaugural desta nova fase da escola. Parabéns professora Bete pela iniciativa!
Posted by Picasa

terça-feira, 14 de agosto de 2007

Retrato da Felicidade



Certamente este retrato expressa a felicidade não só dos filhos, mas a felicidades dos papais também. Aproveitamos a oportunidade para congratular as famílias pela beleza e educação das crianças e abraçar especialmente cada pai de nossa comunidade pela passagem do seu dia no último domingo!
Posted by Picasa

Princesa



Linda como uma princesa, imaginem o orgulho do papai ao receber esta bela foto!
Posted by Picasa

Os manéquinhos


Impossível resistir a esse olhar maroto!
Posted by Picasa

Dia dos Pais


Nossos alunos prepararam o presente para o dia dos pais com uma foto como esta. Algumas professoras fizeram porta-retratos, outras, agendas e cartões, mas o grande presente foi mesmo o olhar meigo, carinhoso e a espontaniedade das crianças nas fotos...veja alguns destaques acima.
Posted by Picasa

Frações concretas


A professora Silmaira da 4ª A inovou no trabalho com frações, depois de realizar com seus alunos pesquisas e levantamento de dados, montou essa dinâmica com barbantes utilizando o próprio corpo e o movimento dos alunos. Assim desmistificamos a matemática e tornamos o aprendizado algo divertido!
Posted by Picasa

Primavera anunciada


Nossas queridas Paula e Sônia, que dão duro cuidando das crianças, da limpeza e da organização da escola não resistiram a magia da primavera já anunciada em nosso jardim. Por falar na estação das flores, em setembro realizaremos nossa Festa da Primavera, que pretende repetir o sucesso da última festa em Julho.
Posted by Picasa

Os fofinhos da 1ª D



O envolvimento e a alegria da criançada neste tipo de aula é algo impagável. Vejam só na foto como um recurso metodológico tão simples pode transformar o conteúdo de forma significativa.
Posted by Picasa

Folclore e Fantoche



A Professora Paula da 1ªD apresenta para seus alunos o Bumba Meu Boi utilizando teatrinho de fantoches em mais uma iniciativa para diversificar a prática pedagógica e motivar os alunos.
Posted by Picasa

Estudando Reciclagem


Os alunos da professora Fátima da 3ª Série E estão estudando reciclagem e construindo seus conhecimentos sobre o cuidado com o meio ambiente, o conteúdo faz parte do bimestre, mas o tratamento pedagógico especial dado pela professora transforma o conhecimento em algo prazeroso para s crianças.
Posted by Picasa

sexta-feira, 3 de agosto de 2007

RPM

Aconteceu nesta sexta-feira a reunião de pais e mestres da nossa escola. Os pais compareceram em grande número, tiveram atendimento especial e individualizado. Na foto a professora Nadia recebendo uma família.
Posted by Picasa

Café Comunitário

Os pais e mães dos alunos da EE Dr. Manoel foram recepcionados com um gostoso café da manhã e da tarde por ocasião da reunião de pais e mestres referente ao 2º Bimestre. Na foto as mães, crianças e pai dos alunos das primeras e segundas séries estavam bastante animados com a novidade!
Posted by Picasa